fbpx

Compensa morar de aluguel? Tudo o que você precisa saber

Compensa morar de aluguel? Tudo o que você precisa saber

Morar de aluguel. Essa é uma situação bem comum para a maioria dos brasileiros, afinal realizar o sonho da casa própria é algo que exige planejamento e força de vontade. 

No entanto, é comum a pessoa que precisa viver de aluguel se questionar sobre morar de aluguel ou comprar, porque o que mais se diz por aí é que pagar aluguel é jogar dinheiro fora.

Por isso, vejas as vantagens de pontuar algumas situações a partir de agora para te ajudar a decidir se compensa morar de aluguel.

Vantagens de morar de aluguel

Morar de aluguel tem de fato suas vantagens, como o valor é mais acessível do que o pagamento das parcelas de um financiamento, por exemplo, e isso faz com que você não tenha parte de sua renda comprometida.

Quem optar pelo aluguel de chácara para morar, tem a possibilidade de pagar um valor acessível e, ainda, morar em uma região que deseja, e isso vale para quem quer morar em casa ou apartamento.

Morar de aluguel ainda é vantajoso, porque a contratação pode ser feita de forma flexível podendo definir o tempo de contrato e a possibilidade de renovação ou rescisão. 

Diante de uma promoção, uma mudança ou qualquer outra situação inesperada, basta conversar para que tudo seja resolvido da melhor maneira possível.

Desvantagens de morar de aluguel

No entanto, assim como há vantagens e é uma boa opção viver de aluguel, essa modalidade também apresenta desvantagens.

Viver de aluguel quer dizer que você está praticamente com a mudança nas costas, porque ao final do contrato, é possível que o proprietário solicite o imóvel de volta e mesmo que você goste do local e pague corretamente, será preciso sair.

Outra desvantagem é a impossibilidade de personalizar, ou seja, você até pode pintar uma parede de outra cor, mas ao fim do contrato, será necessário deixar como estava e o reajuste vem todo ano. Então, esse é mais um “problema” quando se morar de aluguel.

Liberdade

Mas, morar de aluguel também significa que a pessoa tem liberdade, porque ela pode mudar quando quiser. 

Claro que será preciso cumprir o tempo de contrato, mas quando ele estiver acabando, já dá pra procurar outro lugar e aproveitar as boas oportunidades que podem surgir em outras regiões.

Infelizmente, as pessoas perdem a oportunidade de morar em um bairro que elas querem ou que desejam, porque estão presas às infinitas prestações que fizeram para adquirir a casa própria.

Quem mora de aluguel sabe que não precisa se preocupar com isso, porque quando uma boa ocasião bate à porta, basta arrumar as coisas e se mudar. 

Porém, se você sonha em comprar a sua casa própria, o fato de ter sido um bom pagador fará com que seu perfil seja bem avaliado. Como resultado, a aprovação da sua ficha acontece de forma mais simples pelas financiadoras.

Facilidade de comprar uma casa no futuro

Se você tem dúvida sobre morar de aluguel ou comprar, saiba que quando se opta pela locação, é possível guardar dinheiro, porque o valor do aluguel é mais barato que um financiamento.

Sendo assim, temporariamente é possível morar de aluguel até que você consiga uma boa quantia para dar entrada na casa ou, dependendo da situação, já pagar o imóvel em uma única vez.

Menos custos

Morar de aluguel também reflete em menos custos para o inquilino, porque os reparos classificados como mais caros, ou seja, os problemas estruturais e consertos deverão ser sanados pelo proprietário.

Contudo, a questão da manutenção da casa, sua conservação e limpeza é de responsabilidade do inquilino. Assim, a pessoa que vive de aluguel usufrui do imóvel e cabe ao proprietário arcar com as despesas mais elevadas.  

Investir em imóveis

Apesar de todas as vantagens que foram mencionadas nos tópicos anteriores, investir em imóveis é uma ótima oportunidade, porque a sua valorização é certa. 

Assim, quem comprar lote por R $100,000 por exemplo, tem grandes chances de vender o mesmo espaço pelo dobro, triplo do preço e o mesmo acontece com os lotes comerciais.

No entanto, é fundamental saber escolher imóveis e para isso, o melhor é contar com quem entende do assunto. Por isso, fale com um corretor agora mesmo e saiba como podemos te ajudar!

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Ainda vale a pena morar na fazenda? Veja o que nunca te contaram
Variedades

Ainda vale a pena morar na fazenda? Veja o que nunca te contaram

Diante do crescimento de diversas cidades, atualmente, será que ainda vale a pena morar na fazenda? Quais são os pontos […]