Comprar casa ou alugar? Você sabe o que é melhor? Mais vantajoso? Não? Então, continue lendo esse novo post, pois aqui vamos fazer um comparativo dos prós e contras de comprar ou alugar uma casa. Confira!
De fato, comprar casa ou alugar é uma dúvida comum e a ideia que já está disseminada é que: quem paga aluguel, joga dinheiro fora e que comprar um imóvel, ainda que financiado, representa uma sensação de conquista.
No entanto, o que muita gente não sabe é que a decisão de comprar casa ou alugar envolve uma série de fatores que serão explicados a partir de agora.
Aqueles que estão começando a sua vida profissional e que ainda não gozam de uma estabilidade financeira, encontram no aluguel uma boa saída em razão da flexibilidade oferecida.
Neste caso, será preciso respeitar o que consta no contrato de locação. Mas, se você desejar se mudar, seja pela elevação do valor do aluguel ou pelo fato que você deseja morar em outra região da cidade, isso pode ser feito com mais facilidade.
Os jovens acabam apostando na locação, porque logo de cara, o investimento inicial é mais baixo do que no caso da compra.
Na hora de escolher sua casa, é bom estar atento a região, tente um meio termo para não pagar tão caro e não ter problemas criminais.
Quem compra uma casa tem o poder de reformá-la, de pintar das cores que deseja e, ainda, de transformar os cômodos seja por necessidade ou apenas por desejo.
Quem já tem uma família constituída, costuma apostar na compra de uma casa, porque a tendência é que eles permaneçam em um local durante muitos anos.
No entanto, se a aquisição for feita por meio do financiamento, será necessário contar com uma fonte de renda estável. No contrato, já está previsto quanto a família pagará, desde a primeira até a última parcela e esse prazo costuma ser longo. Mas é preciso que haja uma organização financeira, pois, só assim será possível pagar todas as parcelas.
Uma maneira eficaz de tornar as prestações mais baixas é conseguindo dar um bom valor de entrada. É interessante que esse valor seja de, pelo menos, a metade do valor total ou mais. Como há incidência de juros, quanto mais demorar para que o financiamento seja quitado, maior será o valor do imóvel.
Porém, é importante que a prestação que será paga não seja superior a 30% da renda líquida que a família possui. Caso contrário, esse gasto pode interferir de forma considerável na qualidade de vida de todos. Por isso, antes de comprar lotes ou imóveis, a pesquisa deve ser sua aliada.
Não é preciso contratar um advogado para tratar da documentação do seu imóvel, pois o corretor trata disso para você.
Para saber mais sobre comprar casa ou alugar, entre em contato agora mesmo com a Tavares Imóveis!
Compartilhar
O levantamento topográfico em condomínios é certamente uma das partes do planejamento de uma obra mais importante. Um erro de […]
Você sabe como funcionam os lotes financiados pela Caixa? Se não ainda não está por dentro deste assunto, você está […]
O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) é bastante conhecido por facilitar a compra de um imóvel. Além disso, trata-se […]
A pandemia veio para tornar as coisas ainda mais difíceis, concorda? No entanto, se você ainda tem um pouco de […]
A maioria dos brasileiros sonha em ter a casa própria, mas nem todos querem comprar um imóvel pronto, por isso […]
© 2023 Todos os direitos reservados. Tavares Imóveis
Erro: Formulário de contato não encontrado.
vendas@tavares.imb.br
31 99672-2350
Rua São Lázaro, nº 300 - Bairro Sagrada Família - Belo Horizonte/ MG