fbpx

Como escolher um bom terreno? 5 dicas essenciais!

Como escolher um bom terreno? 5 dicas essenciais!

O sonho da casa própria para algumas pessoas passa pela compra de lotes à venda, porque a forma de pagamento é facilitada e a pessoa pode construir o imóvel do jeito que ela sempre sonhou. No entanto, para realizar esse sonho é necessário saber como escolher um bom terreno. 

Para te ajudar, preparamos um conteúdo com algumas dicas sobre alguns critérios que devem ser observados a fim de garantir a aquisição do terreno ideal para sua futura moradia.

1 – Cheque a localização

Quem quer saber como escolher um bom terreno precisa considerar não só o bem em si como também toda a área ao redor dele. Por isso, antes da aquisição, o indicado é buscar informações a respeito da segurança do local, se possui luz, internet via satélite e água, observar se o terreno possui acessibilidade e se a localização está próxima do trabalho.

2 – Observe o desnível

Estar atento ao desnível do terreno é uma questão muito importante e que tem impacto direto na obra que será executada. O lote pode ser em aclive que significa que ele sobe na parte do fundo, em declive que ele é mais elevado na parte da frente e tem uma queda na parte de trás e, ainda, o lote que é plano. 

Diante dos diferentes tipos de desníveis, será necessário que o projeto seja desenvolvido de forma que o terreno seja aproveitado da melhor maneira possível e sem que seja necessário recorrer a aterros, cortes e terraplanagem, porque tudo isso faz com que os gastos aumentem.

Fique atento, porque é comum os terrenos que tem algum desnível apresentarem um preço mais acessível. Porém, nada impede que ele possibilite que uma construção diferenciada seja desenvolvida. No entanto, em razão do desnível, o projeto e a construção certamente custarão mais caro.

3 – Avalie a qualidade do solo

Avaliar a qualidade do solo também faz parte das etapas que envolvem como escolher um bom terreno, porque quando se tem um declive acentuado e um terreno com muitos acidentes, o custo com terraplanagem e levantamento topográfico será maior, sendo possível realizar um laudo de avaliação imobiliária.

O indicado é que um profissional que seja capaz de fazer a sondagem do terreno seja contratado, porque ele será capaz de saber se o local tem muitas pedras e/ou se a fundação precisará ser mais profunda e, como resultado, mais cara.

4 – Analise a infraestrutura da região

Além disso, é preciso considerar a infraestrutura do local, o que auxilia na avaliação do imóvel. Nesse sentido, entram pontos como:

  • pavimentação das ruas;
  • fornecimento de internet;
  • iluminação pública;
  • comércio;
  • áreas de lazer, etc.

5 – Esteja atento à posição do sol

Prestar atenção a respeito da posição do sol também é fundamental. Desta forma, é preciso ver onde o sol nasce e onde ele se põe e, ainda, o ângulo que o terreno possui em relação a movimentação do astro rei.

O indicado é para o lado que o sol nasce, os quartos serão construídos, porque ele vai receber luz no período da manhã e à tarde eles não ficarão tão quentes!

Onde encontrar os melhores terrenos?

Como essas dicas, temos a certeza de que ficará mais fácil saber como escolher um bom terreno, não é mesmo? Agora, entre em contato, conheça as nossas opções e realize o seu sonho!

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Minha casa, minha vida, como funciona e como ter direito ao programa do governo
Dicas

Minha casa, minha vida, como funciona e como ter direito ao programa do governo

O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) é bastante conhecido por facilitar a compra de um imóvel. Além disso, trata-se […]

Guia completo sobre como investir em imóveis com pouco dinheiro
Dicas

Guia completo sobre como investir em imóveis com pouco dinheiro

A pandemia veio para tornar as coisas ainda mais difíceis, concorda? No entanto, se você ainda tem um pouco de […]

5 cuidados necessários na hora de comprar um terreno
Dicas

5 cuidados necessários na hora de comprar um terreno

A maioria dos brasileiros sonha em ter a casa própria, mas nem todos querem comprar um imóvel pronto, por isso […]

Conheça as 5 melhores cidades para morar em Minas Gerais
Dicas

Conheça as 5 melhores cidades para morar em Minas Gerais

Quem deseja conhecer as melhores cidades para morar em Minas Gerais precisa levar em consideração a educação, a longevidade e […]

Quais são os principais tipos de financiamento imobiliário?
Dicas

Quais são os principais tipos de financiamento imobiliário?

Comprar um imóvel é o desejo de milhares de pessoas, porém, nem sempre é possível pagar à vista, por isso […]