O sonho da casa própria para algumas pessoas passa pela compra de lotes à venda, porque a forma de pagamento é facilitada e a pessoa pode construir o imóvel do jeito que ela sempre sonhou. No entanto, para realizar esse sonho é necessário saber como escolher um bom terreno.
Para te ajudar, preparamos um conteúdo com algumas dicas sobre alguns critérios que devem ser observados a fim de garantir a aquisição do terreno ideal para sua futura moradia.
Quem quer saber como escolher um bom terreno precisa considerar não só o bem em si como também toda a área ao redor dele. Por isso, antes da aquisição, o indicado é buscar informações a respeito da segurança do local, se possui luz, internet via satélite e água, observar se o terreno possui acessibilidade e se a localização está próxima do trabalho.
Estar atento ao desnível do terreno é uma questão muito importante e que tem impacto direto na obra que será executada. O lote pode ser em aclive que significa que ele sobe na parte do fundo, em declive que ele é mais elevado na parte da frente e tem uma queda na parte de trás e, ainda, o lote que é plano.
Diante dos diferentes tipos de desníveis, será necessário que o projeto seja desenvolvido de forma que o terreno seja aproveitado da melhor maneira possível e sem que seja necessário recorrer a aterros, cortes e terraplanagem, porque tudo isso faz com que os gastos aumentem.
Fique atento, porque é comum os terrenos que tem algum desnível apresentarem um preço mais acessível. Porém, nada impede que ele possibilite que uma construção diferenciada seja desenvolvida. No entanto, em razão do desnível, o projeto e a construção certamente custarão mais caro.
Avaliar a qualidade do solo também faz parte das etapas que envolvem como escolher um bom terreno, porque quando se tem um declive acentuado e um terreno com muitos acidentes, o custo com terraplanagem e levantamento topográfico será maior, sendo possível realizar um laudo de avaliação imobiliária.
O indicado é que um profissional que seja capaz de fazer a sondagem do terreno seja contratado, porque ele será capaz de saber se o local tem muitas pedras e/ou se a fundação precisará ser mais profunda e, como resultado, mais cara.
Além disso, é preciso considerar a infraestrutura do local, o que auxilia na avaliação do imóvel. Nesse sentido, entram pontos como:
Prestar atenção a respeito da posição do sol também é fundamental. Desta forma, é preciso ver onde o sol nasce e onde ele se põe e, ainda, o ângulo que o terreno possui em relação a movimentação do astro rei.
O indicado é para o lado que o sol nasce, os quartos serão construídos, porque ele vai receber luz no período da manhã e à tarde eles não ficarão tão quentes!
Como essas dicas, temos a certeza de que ficará mais fácil saber como escolher um bom terreno, não é mesmo? Agora, entre em contato, conheça as nossas opções e realize o seu sonho!
Compartilhar
O levantamento topográfico em condomínios é certamente uma das partes do planejamento de uma obra mais importante. Um erro de […]
Você sabe como funcionam os lotes financiados pela Caixa? Se não ainda não está por dentro deste assunto, você está […]
O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) é bastante conhecido por facilitar a compra de um imóvel. Além disso, trata-se […]
A pandemia veio para tornar as coisas ainda mais difíceis, concorda? No entanto, se você ainda tem um pouco de […]
A maioria dos brasileiros sonha em ter a casa própria, mas nem todos querem comprar um imóvel pronto, por isso […]
© 2023 Todos os direitos reservados. Tavares Imóveis
Erro: Formulário de contato não encontrado.
vendas@tavares.imb.br
31 99672-2350
Rua São Lázaro, nº 300 - Bairro Sagrada Família - Belo Horizonte/ MG