Benefícios da automação residencial ligada à arquitetura bioclimática

Benefícios da automação residencial ligada à arquitetura bioclimática

A economia de energia é algo que deve preocupar a todos nós, principalmente com o futuro do planeta e a preservação do meio ambiente, mas também porque afetará a nossa conta no final do mês. A automação residencial pode ajudar-nos nisso, embora seja um investimento a priori, pode ser útil e confortável ter um sistema que nos permite economizar e controlar muitos aspectos da casa.

Um dos principais objetivos da arquitetura bioclimática é alcançar o conforto térmico e luminoso por meios naturais, adaptando os edifícios para um melhor aproveitamento da luz solar e dos fluxos de frio e calor. Dentro da arquitectura bioclimática, através de uma utilização muito selectiva da automação residencial podemos dotar a casa das melhores condições, mesmo depois da sua construção.

A automação residencial nos seus primórdios

A automação residencial nos seus primórdios, no âmbito das casas, limitava-se a oferecer aos usuários uma melhoria do conforto e comodidade através do controle à distância, servindo como o telecomando da casa.

No entanto, o setor evoluiu e ultimamente se tem tornado tendência no mundo da ecologia ao incorporar sistemas que gerenciam de forma inteligente o ar condicionado, aparelhos elétricos, iluminação etc, para obter uma maior economia em todos eles sem perder o conforto. Um exemplo claro disso são os toldos e persianas operados de forma inteligente, com os quais se pode captar a radiação solar no inverno e evitar excesso de no verão.

Além disso, através da utilização de um sistema de monitorização de consumos, poderemos estar atentos ao consumo e poupança de energia da casa, esta funcionalidade da automação residencial irá ajudar-nos a modificar os nossos hábitos e aumentar a poupança e eficiência.

O aumento do consumo de energia e a limitação dos recursos energéticos geram efeitos negativos no meio ambiente que se refletem em dois aspectos:

  • Econômico: os preços da energia tendem a subir, portanto, o controle do consumo de energia ajuda significativamente a economia.
  • Ecológico: o usuário pode reduzir o impacto negativo em seu meio ambiente reduzindo o consumo de energia.

Diferentes estudos indicam que as construções bioclimáticas reduzem o consumo de energia em ar condicionado em cerca de 60% em relação a uma construção tradicional, esses estudos também indicam que as casas bioclimáticas contribuem para reduzir a emissão de poluentes na mesma proporção.

Mas o que a automação residencial nos oferece para conseguir economia de energia? Existem inúmeras soluções, aqui estão algumas:

Como economizar eletricidade

Iluminação:

Através de sistemas de iluminação eficientes que adaptam o nível de iluminação em função da variação da luz solar, da área da casa ou da presença de pessoas, ajustando-a às necessidades de cada momento, ou ainda do sistema de comando automático de toldos, estores e cortinas que nos permitirão aproveitar ao máximo a luz solar.

Ar condicionado:

São utilizados sistemas de regulação de aquecimento que adaptam a temperatura da casa em função da variação da temperatura exterior, da hora do dia, da zona da casa ou da presença de pessoas. Também podemos encontrar sistemas que nos avisam da detecção de abertura e fecho de janelas se estas estiverem abertas quando o ar condicionado é ativado.

Eletrodomésticos:

Existe um controle sequencial do acionamento dos eletrodomésticos para programar seu funcionamento nos horários de menor tarifa de energia. Na prática, esse gerenciamento do consumo de energia pode ser efetuado através do smartphone conectado a algum plano ou tarifário de internet móvel.

Como economizar água

Vazamentos de água:

Existem sistemas centralizados de controle e regulação que detectam se ocorre uma enchente, dão um sinal de alerta e causam o corte do abastecimento.

Controle de irrigação:

É um controle inteligente através de um sensor de umidade ou chuva, com o qual a umidade do solo é detectada e irriga somente quando necessário.

Reciclagem de água cinza:

Este é um sistema de medição da qualidade da água que facilita o gerenciamento da reciclagem de água cinza.

Torneiras inteligentes:

Existem torneiras inteligentes que controlam o fluxo e a temperatura da água.

Atualmente, os sistemas de automação residencial oferecem uma grande variedade de funcionalidades que visam monitorar o consumo de água, combustível e energia elétrica de todos os sistemas da casa. Isso permite uma gestão de consumo personalizada e detecção de avarias de equipamentos domésticos.

O apoio da automação residencial é fundamental para a bioclimática. Não é simplesmente tecnologia, pois do ponto de vista da rentabilidade e da sustentabilidade e pelas suas múltiplas formas de implantação é extremamente importante levar isso em consideração na hora de construir uma casa bioclimática.

É importante saber que com a utilização da automação residencial na sua devida medida, inicia-se uma correta utilização dos recursos naturais e sendo reduzido o consumo de energias provenientes de recursos não renováveis.

O importante é que o artefato principal seja a arquitetura, não que a arquitetura dependa de muitos artefatos. Definitivamente, o uso da automação residencial traz benefícios ambientais, educacionais, econômicos e sociais, desde que se selecione aquilo que é mesmo essencial.

Hoje em dia, instalar um sistema de automação residencial seletiva é essencial para a economia de energia da casa está ao alcance de qualquer bolso.

Com um pequeno mas inteligente investimento, não só conseguirá recuperá-lo, mas também respeitar o meio ambiente, e por isso podemos afirmar que a automação residencial aplicada à arquitectura bioclimática é uma solução para os dias de hoje e uma garantia de bem-estar para o futuro.

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Dicas

Levantamento Topográfico em Lotes e Condomínios

O levantamento topográfico em condomínios é certamente uma das partes do planejamento de uma obra mais importante. Um erro de […]

Lotes financiados pela Caixa: Como financiar um lote sem burocracia?
Dicas

Lotes financiados pela Caixa: Como financiar um lote sem burocracia?

Você sabe como funcionam os lotes financiados pela Caixa? Se não ainda não está por dentro deste assunto, você está […]

Minha casa, minha vida, como funciona e como ter direito ao programa do governo
Dicas

Minha casa, minha vida, como funciona e como ter direito ao programa do governo

O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) é bastante conhecido por facilitar a compra de um imóvel. Além disso, trata-se […]

Guia completo sobre como investir em imóveis com pouco dinheiro
Dicas

Guia completo sobre como investir em imóveis com pouco dinheiro

A pandemia veio para tornar as coisas ainda mais difíceis, concorda? No entanto, se você ainda tem um pouco de […]

5 cuidados necessários na hora de comprar um terreno
Dicas

5 cuidados necessários na hora de comprar um terreno

A maioria dos brasileiros sonha em ter a casa própria, mas nem todos querem comprar um imóvel pronto, por isso […]

Precisa de ajuda? Converse conosco